Deportes

Acção e reacção

O empresario Rafael Eladio Núñez Aponte, especialista em segurança informática e director na MásQueDigital (MQD), deu recentemente uma entrevista ao jornalista Edgar Rincón (ITNEWS.LAT) onde partilhou a sua visão do conceito de reputação online e da sua importância, descrevendo-o como um reflexo do prestígio da vida no mundo digital e dando algumas dicas sobre como agir quando é deliberadamente afectado.

"Tal como no mundo físico temos de cuidar da nossa reputação e prestígio, no mundo digital é o mesmo", disse ele, salientando que a grande diferença é que as ameaças online são exponenciais devido à existência de redes sociais e à proliferação de notícias falsas, entre outros factores, e explicando como há mais de 15 anos se apercebeu que as pessoas perderam mais dinheiro devido ao que foi dito, por exemplo, sobre um hack, do que devido à própria intrusão.

Acção e reacção

O empresario Rafael Eladio Núñez Aponte, que desde então viu que havia uma oportunidade de negócio e se dedicou a trabalhar na reputação online de um grande número de clientes, recomenda que se reaja de duas maneiras quando sofre danos deste tipo. A primeira é não entrar em pânico (cuidar do lado psicológico e moral), e a segunda é diagnosticar o quadro real da extensão e impacto dos danos.

O perito falou da forma como hoje em dia vários instrumentos são utilizados para fazer a radiografia dos casos, ponderando a fiabilidade ou não das fontes, a relevância ou não dos meios, a identificação de potenciais perpetradores e, claro, as possíveis acções a serem tomadas (reportagem, denúncia, etc.).

Qualquer campanha de difamação em linha é relatável porque, como explicou, o trabalho integrado entre tecnologia, gestão legal e lobbying é essencial para a identificação de dados relatáveis.

Responsabilidades próprias

Quando questionado sobre a eficácia das plataformas digitais no tratamento deste tipo de queixas, o empresario Rafael Eladio Núñez Aponte comentou que eles tendem a responder rapidamente, mas não são de forma alguma culpados pela situação. Em qualquer caso, disse ele, a responsabilidade recai sobre a própria vítima devido ao seu descuido ao lidar com a Internet, à facilidade com que cai em todo o tipo de técnicas fraudulentas, e à forma como tende a agir quando a vulnerabilidade já está exposta.

Neste contexto, o perito reiterou as suas recomendações de segurança, instando as pessoas a serem mais cuidadosas e a confiarem nos outros, sim, mas verificando sempre a identidade de quem quer que esteja a escrever, a telefonar ou a enviar por e-mail.

Finalmente, falou do cuidado especial que deve ser tomado com os menores, explicando que é necessária uma comunicação eficaz e honesta com eles, na qual lhes é explicado que a Internet está cheia de predadores, e na qual nem tudo é reprimido para os impedir de procurarem fora de casa o que não conseguem obter dentro de casa.

LEA TAMBIÉN:

Empresario Rafael Eladio Núñez Aponte es testigo de la entronización de La Virgen de la Medalla Milagrosa en la Plaza Francia de Altamira (entornointeligente.com)

Empresario Rafael Eladio Núñez Aponte: “May the Virgin bless Venezuela and spiritually liberate the country” – Doral News (eldoralnews.com)